Na casa com a Flávia

Flávia

E aí, vamos voltar a falar sobre casas sustentáveis? O tema é bom, é uma realidade nos dias de hoje e as dicas da Flávia são de quem é insider no assunto rsss. Então, vamos lá.

Agora é a vez do Design Ecológico

Selecionei para o blog novidades INCRÍVEIS de design sustentável.

Essas poltronas, feitas de papelão derivado do resíduo industrial, são do designer brasileiro Nido Campolongo.

pr_nc_08

Esta luminária feita de copos descartáveis de plástico é da Surpelimão.

D3_1As poltronas, de Christian Kocx, são feitas a partir de sobras plásticas de processos industriais (que iriam para aterros causando problemas ambientais) são moldadas com calor em uma forma de metal.

hhh 

Vc sabia que 1/2 das rolhas produzidas no mundo vem de Portugal? Pois é, a cortiça vem da casca da arvore que é retirada, sem dados à árvore, a cada 9 anos. Como atualmente as rolhas tradicionais estão sendo substituídas por rolhas plásticas, Jasper Morrison, preocupado com sustento destes produtores e o desmatamento dessas arvores, criou uma sugestão de uso para a matéria prima.

0,,32965953,00Sem dúvida um dos meus designers favoritos é Maarten Bass. Super criativo e arrojado, ele é o criador desta escultura utilitária. Como esta cadeira-estante, existe uma série de móveis utilizando apenas sobras dos materiais rejeitados pelas fábricas de móveis. Sabemos que há um alto grau de desperdício na manufatura de móveis econômicos de larga escala e é justamente daí que vem o material de suas criações.

 Untitled5baas2-1

Quando Lonny Van Rijswijck e Nadine Sterk viajaram ao Brasil e entraram em contato com comunidades simples viram que em várias casas recipientes de detergente eram Untitled6usados como vasos de flores. Isso serviu de inspiração para um projeto que visava desenvolver oportunidades de negócios em comunidades carentes.

Esse vaso é chamado de Monte Azul em homenagem à favela de mesmo nome em São Paulo. O centro é feito de garrafas plásticas coletadas na favela, envolvida por madeira torneada. Ao retornar do Brasil os designers mostraram o vaso para a influente marca Holandesa Droog (vendida na Decameron) que imediatamente incluiu as peças ao seu acervo.

Untitled7

 

Bel- Air é o nome da criação ao lado de Mathieu Lehanneur para melhorar a condição do ar dentro das casas.

A peça utiliza o efeito purificador natural de plantas especificas (Gérbera, Filodendro, Lírios da paz e Hera) para remover toxinas do ar.

Esse experimento foi desenvolvido com ajuda de cientistas de Harvard, baseado em estudos feitos pela Nasa para melhor a qualidade do ar para astronautas confinados em bases espaciais.

 

Huuum o papo tá bom né. Mas não acabou por aqui não, depois tem mais sobre como montar uma casa bacana e sim, sustentável.

Na casa com a Flávia Share on...

0 comments on Na casa com a Flávia :

Post a Comment and Don't Spam!