Logo que conheci o StudioDupla fiquei hipnotizada com suas peças e móveis. Além de extremamente criativas são carregadas de um humor inteligente que não é fácil de ser traduzido em objetos.
Então, estou bem contente em publicar no Casa de Valentina uma pocket entrevista com o Tuca Corazza que, junto com o Lúcio Carvalho, são as mentes criativas destas peças incríveis.
CV: Como começou o StudioDupla?
TC: Em 2006 a Conceito Firmacasa (Sônia Diniz) encomendou uma linha de produtos para mim e para o Lúcio Carvalho baseada no surrealismo.
Criamos então algumas estampas que eles utilizaram para fazer: almofadas, estofado de poltronas e cadeiras e alguns objetos , como a Luminária Lâmpada que acabou virando nosso logotipo. A coleção foi um sucesso e então decidimos montar uma pequena empresa de design de objetos que chamamos de StudioDupla - porque é uma dupla Tuca e Lúcio.
CV: Os objetos e móveis do Studio são bem diferentes dos que encontramos por aí e têm um a linguagem bastante particular. O que os inspira?
TC: Como a primeira coleção que criamos foi inspirada no surrealismo e foi um grande sucesso, identificamos que o mercado de decoração estava carente de objetos inusitados e tudo era muito sério, sem humor. Daí resolvemos criar peças que parecem uma coisa, mas na verdade é outra ou as 2 coisas. Eu explico: temos um revisteiro que é montado sobre uma base de MDF com 4 rodinhas que vira um banquinho, ou uma taça de vinho que vira uma luminária!
CV: Conte um pouco sobre o processo de pesquisa e criação do Studio.
TC: As viagens são a nossa maior fonte de inspiração, somado aos clássicos livros e revistas de design e claro hoje em dia a WEB.
No ano passado fomos ao Japão. Tudo é design neste país, até o papel que as lojas embrulham os pacotes transpiram design , as ruas , os sinais de trânsito, a própria escrita japonesa é uma obra de design... uma fonte de inspiração!!!
CV: É possível escolher uma peça que melhor represente o trabalho de vcs?
TC: achamos nossa luminária lâmpada a cara do StudioDupla , é simples: uma lâmpada , mas envolve materiais muito contemporâneos como a acrílico e o corte a laser, sugere uma "nova idéia" afinal a Lâmpada é quase um sinônimo de uma idéia. A nossa linha TRECOS também adoramos , numa bandeja ou numa fruteira temos pequenas imagens de : gilete, lâmpada, pato de borracha , granada, beija-flor, cifrão $ , etc... é um acúmulo de coisas ...
CV: E para quem adora design, quais as dicas de livros/revistas/sites/blogs vcs sugerem?
TC: Olha, a lista é bem extensa... as revistas nacionais lemos todas: Casa Claudia, Casa Vogue, Viver Bem, Casa e Jardim, D´Casa, Casa e Decoração... todas mesmo.
Livros de design, quanto mais, melhor. Mas adoramos especialmente os da editora Taschen... são maravilhosamente bem feitos.
Existe um site de design que indicamos a todos: www.yatzer.com. É feito por um grego que pinça o melhor do design, arquitetura, moda e decoração do mundo. Vale a pena conferir!
E aqui vão mais algumas peças do StudioDupla (studiodupla.blog.terra.com.br)
0 comments on Entrevista: StudioDupla :
Post a Comment and Don't Spam!