Entrevista: Fetiche Design para Casa

Casa de Valentina - Fetiche design para Casa - fachadaAdorei! Sim, é isso mesmo, já gostava muito do trabalho da Fetiche Design para Casa, mas agora, depois de trocarmos figurinhas posso dizer de boca cheia de sou fanzoca da dupla curitibana.

Vai com fé que a leitura vale a pena!

CV: No 2º ano da criação da Fetiche Design para Casa vcs foram finalistas do IF Awards. Valeu como uma chancela para a dupla de que vcs estavam mesmo no caminho certo?

FDC: Com certeza. Depositamos nessa primeira coleção todos os nossos ideais em relação à marca. A Coleção Primo Volo foi a primeira experiência com o nosso mercado, nossa primeira produção, nosso primeiro investimento. Nós havíamos criado bastante para outras marcas, mas agora estávamos lançando o nosso produto com a liberdade que buscávamos. Ser finalista de um dos maiores prêmios de design do mundo com nosso primeiro lançamento foi um reconhecimento e sem dúvida foi muito empolgante.

Casa de Valentina - Fetiche Design para Casa (4)

Casa de Valentina - Fetiche design para Casa - cadeira

CV: Uma das principais características da Fetiche é a liberdade que tem em trabalhar com diferentes materiais e formas. Mesmo assim, enxergam algumas características sempre presentes nas criações de vcs?

FDC: Se você analisar nossas peças vai perceber que construtivamente e esteticamente elas são absolutamente limpas. Não podemos dizer que são assépticas como um cubo branco, longe de serem minimalista também, no entanto, procuramos imprimir personalidade na mistura de materiais ou até mesmo em um detalhe como as pernas de fora da Cadeira Urbana.

CV: Com o sucesso do design brasileiro no exterior, vcs perceberam um interesse maior das lojas nacionais em valorizar e comercializar a nossa produção?

FDC:Poucos lojistas brasileiros têm uma visão à frente do que sai na mídia, ou seja, pouquíssimos valorizam um design nacional e apostam na peça antes de sair em revistas, blogs e etc. No geral o design escandinavo - ou o design brasileiro com cara de escandinavo - e os clássicos de design estrangeiros são muito valorizados no Brasil, o que dificulta um olhar mais atento sobre produtos inovadores, com desenhos mais vanguardistas e com uma identidade nacional, se é que ela existe.

Casa de Valentina - Fetiche Design para Casa (6)


CV: Mesmo que lentamente, as empresa brasileiras começam a admitir a importância do design e algumas começam até a estruturar seus departamentos de desenho e estilo. Vcs acreditam que a longo prazo essa mudança impacte também na forma como consumimos design hoje em dia?

FDC: É estranho dizer “Eu consumo design”, porque na verdade qualquer produto que foi produzido e está no mercado, de uma forma ou de outra foi projetada, ou seja, tem design. A diferença é se esse design é bom ou ruim. Se esse design oferece uma boa ergonomia, se tem um processo sustentável na produção e se esteticamente se destaca e agrada: sendo assim ele tem um bom design. Se as indústrias brasileiras começam a se importar com o “bom” design, nós teremos cada vez mais no mercado produtos de melhor qualidade, os consumidores ficarão mais exigentes e certamente deixarão de lado aquele produto mal projetado e com preço similar. Um produto com um bom design não precisa ser mais caro, isso pode ser revertido em volume de vendas, porque um bom design vende. Esse é o grande desafio dos industriais, desenvolverem produtos com um bom design sem onerar na ponta o preço final para o consumidor.

Casa de Valentina - Fetiche Design para Casa (2)


CV: Na lógica neural e anárquica da web, onde vcs buscam inspirações?

FDC: Consumimos muita informação de blogs estrangeiros de design como Contemporist, Design Milk , Mocoloco, Designboom, NotCot , Core77, Fubiz, Yatzer, Design You Trust e Casa de Valentina - Fetiche design para Casa - temperosetc. Seguimos uma lista infindável de sites de estúdios estrangeiros de design, para acompanhar o andamento das coleções e o que está saindo de novo no nosso mercado. Somos muito curiosos e isso nos toma bastante tempo e só na web para conseguirmos acompanhar em tempo real isso. Adoramos os blogs de moda de rua, The Sartorialist e Garance Doré, são muito inspiradores em todos os sentidos. Youtube e Twitter nos abastecem de informação sobre a cultura de massa e tendência de consumo. Conferimos também os sites das revistas virtuais de decoração brasileiras e os blogs BemLegaus do nosso conterrâneo MonteJorge, o Allex in Casa e o Casa de Valentina, claro, entre outros.

Dito e feito. Valeu a pena e leitura não é mesmo? Então agora fiquem com um clipe bem bacana feito para o banco R540, o mesmo que fotografei no Museu da Casa Brasileira.

Entrevista: Fetiche Design para Casa Share on...

0 comments on Entrevista: Fetiche Design para Casa :

Post a Comment and Don't Spam!