Na casa com a Flávia

FláLembram-se da novidade que disse que teria hoje no blog? Aqui vai: uma coluna periódica com dicas, referências e sugestões da Flávia, uma grande amiga minha e arquiteta de mão cheia. Enjoy!

Acabo de ser convidada pela minha amiga Lú para escrever no Casa de Valentina. Sem pauta!! Sem censura!!

Como sempre gostei de escrever estou bem animada com a minha mais nova tarefa. Mencionei que a minha coluna é FIXA??? Uhuu é isso aí. Uma vez por mês vou por “a boca no trombone”.

Acho que deveria começar escrevendo sobre quem sou eu... mas, pensando bem, isso não é importante no momento. Vocês vão descobrir aos poucos! Melhor assim: tem gente que vai gostar e tem gente que não vai gostar. Afinal ...C’est la vie!!

Enfim, como disse, o importante não é falar de mim, mas sim de arquitetura, seja de interiores ou exteriores.

Arquitetura, uma das minhas 3 grandes paixões além do meu marido e da música. Não necessariamente a preferida entre as outras duas, mas com certeza a que mais me ocupa, visto que trabalho com isso praticamente 24/7. Sem descanso. Sem hora de almoço. Sem férias!!!

Neste ponto vocês devem estar se perguntando o que vou fazer exatamente neste blog. Pois bem, explico. Com projetos meus ou aleatórios vou dar dicas úteis para quem planeja executar o seu lar doce lar.

Vamos entrar cômodo a cômodo na Casa de Valentina e ver o que descobrimos.

Sei que deveria entrar pela porta da frente e apresentar o hall...mas essa não é uma casa comum então....

.

Nana Nenê
Dicas para o Cuca não pegar!

Vamos começar pelo quarto do bebê. O ambiente sempre com a melhor energia da casa... único cômodo onde tudo sempre dá certo! Nenhum cano é furado durante  a obra, nenhuma parede fica embolada, nenhum móvel chega lascado. Parece um conto de fadas, mas juro que é a verdade.
Chega de enrolação e vamos aos pontos:

 

quarto 11) Layout: é onde tudo começa. Uma distribuição de móveis bem planejada elimina uma série de problemas, principalmente no quesito segurança. Se possível deixe o berço e a cômoda sempre longe da janela, por 2 motivos: corrente de vento e segurança. Caso não seja possível coloque uma rede na janela.
Não deixe o quarto abarrotado. Em pouco tempo seu bebe precisará de espaço e deixar o meio livre é uma ótima idéia.
Se o espaço for pequeno, pense em um marcenaria planejada como no caso ao lado.
Baús para brinquedos são ótimas idéias e ainda fáceis para bebê manejar. Gavetões, armários baixos e sofá cama também contribuem para um espaço pequeno.

 

imagem 12) Iluminação: De preferência à indireta, para não machucar os olhos do bebe.

Um plafon central (dimerizável) e um bom abajour são suficientes. Outra dica legal é ter uma arandela com luz bem suave perto do berço. Ultimamente tenho usado muito balizador (uma luminária embutida bem rente ao piso). Mas aqui vale uma advertência: use sempre lâmpada florescente ou Led. Como ela estará ao alcance do bebe essas lâmpadas evitam queimaduras.

Luz para noite em formato de flor! Esta é da Conceito Firma Casa

.

3) Móveis: geralmente os comprados prontos são pintados de branco. Se forem feitos sobre medida recomendo usar gofrato, que nada mais é que uma fórmica liquida - ou seja sem emendas!

Atenção as medidas padrões: berço 1,40m x 80cm; cômoda 1,00m x 50cm; poltrona 70cm x 70cm e cama da baba 90cm x 1,90m.

.

4) Piso: o mais adequado é o vinílico. São como uma manta que pode ser aplicada em cima de qualquer outro piso existente sem danificá-lo (www.revestvinil.com.br). Além disso, entre o piso e o vinil vai uma camada de espuma - o que certamente vai deixa-los mais tranqüilos quando o bebe começar a andar. Outra idéia legal são os tapetes para criança com fios antialérgicos e antiderrapantes (o da primeira foto é da Los Ninos, www.losninos.com.br)

.

5) Paredes: são um ponto super importante. Daí que vem a cor, o tema, as prateleira e nichos com brinquedos... ou seja o decor em si!

Lambril de madeira sempre deixa o quarto bem aconchegante, mas tem um custo alto. Um efeito similar se consegue com gesso, que também pode ser usado para dar acabamento no papel de parede quando ela é dividida entre cor e revestimento.

Falando em papel de parede - ADORO!!

quarto 2

imagem 2

Se o quarto for neutro, dê graça com estampa. Mas, se já tiver muita informação existem alguns papéis somente com texturas.

Detalhe importante: pergunte por papéis com acabamento vinílico. A manutenção é bem mais simples, apenas um pano úmido.

E o melhor de tudo... enjoou? É fácil e rápido de trocar (o do quarto azul e branco é Ralph Loren vendido na Celina Dias- www.celinadias.com.br)

Outra dica: tomem cuidado com temas e prateleiras. O 1º pode deixar o resto da decoração engessada, ou até assustar o bebe (imaginem animais gigantes como tema) e o 2º, se não for bem planejado, pode virar uma bagunça e acabar com a decoração!

.

6) Cortinas: pense em algum tecido de fácil manutenção, que possa ser lavado em casa sem risco de diminuir ou estragar... o bbb (bom, bonito e barato) voil é uma ótima pedida.

.

7) Cores: neste caso só tenho uma coisa a dizer: siga sua intuição!!!

Azul é cor de menino? Eu não acho.

quarto 3 

8) Detalhes, detalhes… sempre!

Régua para medir a altura da criança com fotografias e cesto de tecido para brinquedos.

imagem 3imagem 4

Cabideiros personalizados. Para que deixar a bagunça no chão?

imagem 5

Adesivos divertidos e mesinha baixa para desenho.

iamgem 5imagem 6

Porque não usar o teto?

imagem 7

… e mais detalhes!

quarto 4

Na casa com a Flávia Share on...

0 comments on Na casa com a Flávia :

Post a Comment and Don't Spam!