Fábio Galeazzo

Quem acompanha o blog, sabe que eu gosto bastante do trabalho do Fábio Galeazzo.
Acho os ambientes dele sempre acolhedores, coloridos e alegres.
Resolvi colocar este vídeo em que ele fala de sua carreira, pois achei um depoimento sincero, sem afetação e que desmistifica um pouco a idéia de que para ser designer de interiores basta ter criatividade e ousadia.



Para quem se interessar, eu sei que a Escola Panamericana e o Senac têm cursos interessantes de design de interiores.

Rosa e amarelo convivendo em harmonia na Inglaterra

Casa de Valentina - Shootfactory - parede pinkVou aproveitar esta casa londrina para falar do rosa choque e do amarelo.

A cor púrpura rege o canto da Prosperidade, um dos oito guás que representam as áreas principais da vida, segundo os princípios milenares do Feng Shui. Para os chineses, ativar o ch’i – a energia positiva que circula pelo planeta – nesse canto proporciona sucesso material e financeiro para os moradores. A fim de harmonizar esse espaço, pode-se pintar uma das paredes de púrpura, por exemplo, ou mesmo enfeitá-lo com objetos dessa cor, ensinou a consultora de Feng Shui, Mon Liu, na revista Bons Fluídos.


Casa de Valentina - Shootfactory - contraste

Casa de Valentina - Shootfactory - clarabóia

Casa de Valentina - Shootfactory - parede marcante

Casa de Valentina - Shootfactory - sofá cama

Nas palavras da Cris Ventura “o amarelo é a cor que representa o elemento terra e sua estabilidade. E é bom para ser usado em escritórios ou salas de estudo para obter concentração máxima em períodos específicos, como épocas de provas ou desenvolvimento de projetos”.

Casa de Valentina - Shootfactory - cadeiras coloridas

Casa de Valentina - Shootfactory - do outro lado da sala



Fotos: ShootFactory


Kitsch, eu?

Quem já não se viu pensando “eu sei, eu sei, o ideal é que minha casa seja elegante e moderna MAS EU QUERIA TANTO ME SENTIR LIVRE PARA SER KITSCH” rsss
Pois é… não há como negar que, no mínimo, este espaço é lúdico.

Casa de Valentina - via Flickr Kbo
Foto: Flickr Kbo

Um presente para você / A present for you

Recentemente descobri o All Modern.com, um site bem bacana de objetos e móveis de design.

E o melhor, tenho uma ótima notícia para os leitores do blog que possuem endereço fixo nos EUA ou no Canadá: HAVERÁ UM SORTEIO EM QUE O GANHADOR PODERÁ ESCOLHER QUALQUER PRODUTO ATÉ $70 (produto + envio) DO ALL MODERN.COM.

É isso aí, é um presente da All Modern e da Casa de Valentina para o sorteado.

Para participar é só deixar um comentário nesta postagem com seu nome e email até o dia 12 de novembro.
É simples e super rápido, e você poderá escolher produtos como estes aí embaixo. Boa sorte!
Mas lembre-se: vc deve ter um endereço fixo nos EUA ou no Canadá, pois a loja só entrega nessas localidades.

UPDATE: Não esquecam de colocar o email no comentário, depois preciso entrar em contato com o/a ganhador/a...


***
I've recently found out All Modern.com, a great site with design products and furniture.

I have excellent news for the blog readers from USA and Canada or for those who have a delivery address there: THERE WILL BE A RAFFLE AND THE WINNER CAN SELECT ANY PRODUCT UP TO 70 USD (product + shipping) FROM ALL MODERN.COM.

Yes, that’s a present from All Modern and Casa de Valentina to the drafted (reader).

To join it, you just need to leave a comment on this post whit your name and email by november 12, and there will be a random raffle.

It's easy, simple and quick. And you could get products such as:

Vase Maker in White

Alesi Fruit Sugar Bowl By Stefano

Dogs Lamp 1

Self Portrait Mirror

Rosental Fast White

Koko Company  Pillow with Shajahan Print

Wooden Clothes Tree in Green
Mod Dot Nursery Blanket

Luzes bolinha

Qualquer coisa que acenda, pisque ou brilhe é comigo!
Aqui vai uma idéia que achei genial. Temos visto muitas luzinhas de Natal customizadas, mas até então não havia visto nenhuma sugestão tão simples, rápida e singela quanto esta aqui:

Casa de Valentina - via Martha Stewart - varanda iluminada passo a passo 1Casa de Valentina - via Martha Stewart - varanda iluminada passo a passo 2
Acho que a imagem já é auto explicativa. Mas se tiver dúvidas comente.

UPDATE: acredito que esse papel seja o manteiga. Já vi algumas flores de papel ao redor destas luzinhas de Natal e como não esquentam muito acho que não existe a chance que queimarem, mas não custa evitar que o papel encoste na lâmpada.

Imagens: Martha Stewart

Arranjos baixos

Nada mais desagradável do que ficar se contorcendo na cadeira para conseguir conversar com as pessoas do outro lado da mesa.
Então, não esqueça: em lanches/almoços/jantares sempre opte por arranjos baixos.

Casa de Valentina - via Towns & Country - para um jantar pink

Casa de Valentina - via Martha Stewart - arranjos com rosas

Adorei esta mesa com lavanda. Além de diferente dá um ar campestre ao almoço.
Casa de Valentina - via Martha Stewart - uma mesa com lavanda 
Além dos vasos lindos e caríssimos que permeiam as melhores revistas e lojas de décor,  e que deixam qualquer mesa maravilhosa, vale lembrar também dos baratinhos. Particularmente, me divirto muito com potinhos e vasinhos de 1,99 comprados no Uemura ou resgatados por aí.
Na última viagem que fiz trouxe diversos potinhos de iogurte escondidos na mala (sim escondidos, pq que homem entende essa necessidade esquisita de colecionar potinhos chumbregas?) e estou aqui, esperando ansiosa um almoço para usá-los.

Casa de Valentina - via Everything Fabulous - flores
Obs: vale reparar tb na forma como as arrumações das mesas foram feitas. Na 1ª foto só tem o sousplat/jogo americano, na 2ª somente uma passadeira larga, e na 3ª… nada, nem jogo americano. E as 3 ficaram lindas, cada uma no seu estilo.
Fotos: Tows & Contry, Everything Fabulous e Martha Stewart

Chá de bebê versão Brunch

Ontem o dia começou bem, com um brunch lá em casa organizado a 6 mãos (Flávia, que vcs já conhecem, Marcela e eu) para nossa amiga Tati.

Aqui vão algumas fotos da mesa toda azul e branca de ursos.

Obs: fiz as balinhas sugeridas no blog Bom Gosto por Bom Gosto, mas como queria que ficassem bem fortes coloquei a bebida depois que o caldo já havia fervido.



Vcs conseguem ver esses copos de martini com salada de grãos e coalhada na foto acima? São do buffet Zest, lá existe a opção In the box, vc liga, compra tudo o que quer e monta em casa.





Os sanduichinhos são da Fina Farinha, os pratinhos e guardanapos Rica Festas e o marshmallow do Empório Sabor da Terra.

O bolo e os cupcakes estavam uma delícia, mas eu não sei de onde são, a Tati que trouxe…

Um teste que fizemos e que deu SUPER CERTO, foi alugarmos esses mini “barris” de 3L que foram colocados no buffet. Não precisamos dispor as bebidas em jarras (que necessita de diversas reposições) nem passarmos inúmeras vezes servindo os sucos e chás.

Os barris alugamos na La Table.



Repeti uma idéia que fiz em outro brunch, servir a salada de frutas em copos coloridos.



E como não poderia faltar, cupcakes e docinhos fofos.


 

E os pães de mel que servimos de lembrancinha.



Os docinhos e os pães de mel são da Paula & Gabi.


Benefícios da berinjela

Dizem que é rica em vitaminas A, C, B1, B2 e B3, uma fonte importante de betacaroteno, pouco calórica e ótima para reduzir o colesterol.

Além disso, ela também leva vida e alegria para as casas.

Muitas cores via Casa e Jardim
Casa de valentina - via Flickr Gipsy BazarCasa de Valentina - via Flickr ooh food  
Fotos: Casa e Jardim,  Gipsy Bazar e OhhFood

Mulheres ambiciosas na cozinha


Sabemos que hoje nossas cozinhas tornaram-se o coração das casas modernas, coisa inimaginável há 100 ou 200 anos, época em que eram locais barulhentos, esfumaçados e considerados sub-ambientes de uma casa.

Por causa desta mudança neste post quero falar de Catharine Esther Beecher e Christine Frederik, as primeiras pessoas que imprimiram um olhar científico as tarefas e obrigações do lar e que influenciaram, em muito, as cozinhas que vemos hoje.

Casa de Valentina - via Arquitectura y Diseño - cozinha integrada

Em seu livro “American Woman’s Home”, publicado em 1868, Beecher recomendava a construção de armários, prateleiras e gavetas para cada tipo de utensílio, o uso de uma mesa de trabalho com gavetas embutidas para economizar passos, sugeria um escorredor de pratos com ranhuras para jogar a água na pia e dava instruções sobre o uso de panos de prato, observando que eles deveriam ser pendurados em três ganchos separados perto da pia: um para os pratos que haviam recebido alimentos gordurosos, um para os alimentos não gordurosos e um para panelas e chaleiras.

De acordo com ela "uma dona-de-casa que prefere trabalhar sem algumas dessas conveniências e gastar o dinheiro economizado em enfeites para a sala de estar, tem o direito de fazer isso, e os outros têm o direito de pensar que ela não tem bom senso."

Casa de Valentina - via Flickr ohh food - prateleiras organizadas

Já Christine Frederik foi responsável por muitas idéias contemporâneas sobre design de cozinhas que melhorou em muito a eficiência de nossas vidas. Seu "Household Engineering: Scientific Management in the Home", de 1919, era inteiro baseado em observações detalhadas da rotina das donas-de-casa.
Defensora entusiasmada do Taylorismo, ela usou o princípio da eficiência no piso das fábricas e o aplicou nas tarefas domésticas.

Sobre a lavagem de pratos, por exemplo, ela observou o seguinte: "depois do jantar  lavo 48 peças de porcelana, 22 de prata e 10 utensílios e panelas, ou seja, 80 peças no total; e durante anos eu nunca percebi que fazia 80 movimentos errados somente na lavagem, sem contar outros na seleção, secagem e conservação. Como as outras mulheres, eu pensava que não havia como melhorar a velha tarefa de lavar pratos." Até que descobriu que o problema era a altura de sua pia, baixa demais. E calculou que a cada cinco polegadas a mais de altura que uma mulher, a pia deveria ser elevada em 2,5 polegadas, e que as mulheres deveriam esfregar os pratos com mais cuidado antes de enxaguá-los. Assim, uma operação de 45 minutos era reduzida para só 30.

A idéia central de Frederick permeia o design das cozinhas modernas, como base no triângulo de trabalho entre  geladeira, fogão e pia. No projeto que fez para a moradia social de Frankfurt, com 1,9x3,4m e desenho determinados por um estudo ergométrico é até hoje considerado um triunfo modernista. E muitos elementos, como a superfície de trabalho em L, prateleiras de armários embutidos à altura da cabeça e exaustor acima do fogão continuam sendo características importantes das cozinhas modernas. 


  Flickr Jamie Meares

Achei essas informações bacanas, pois nos fazem lembrar que nossas casas não são somente um reflexo de nossas personalidades, mas tb, um resultado de séculos de histórias e  conquistas.

E para nos animar e provar que tudo é possível, aqui vai um antes e depois:

Antes Via Design SpongeCozinha depois 2 Via Design SpongeCozinha depois Via Design Sponge

Fotos: Arquitectura y Disenõ, Flickr OhhFood e Jamie Mares e Design Sponge.

Um charme de parede

Que é bacana, todo mundo sabe, que anima muita sala sem graça tb sabemos. Mas é SEMPRE bom, ver composições de quadros que deram muito certo.

Então, aqui vai:

1) Tema e tamanho semelhante.

Obs: atenção aos castiçais desta mesa!

Casa de Valentina - via Flickr ohh food

Casa de Valentina - via Flickr XJavier - quadros

2) Cores e molduras semelhantes

Na sala de jantar via BrabourneFarm

3) Coleção incompleta? E daí?

Casa Claudia - coleção de fotografias

4) Temas diferentes, tamanhos diferentes e molduras parecidas.

Casa de Valentina - via Retrovilla.dk 

5) Loucura, loucura, loucura.

Casa de Valentina - quadros e papel de parede

Fotos: Flickr OhhFood e XJavier, Brabourne Farm, Casa Cláudia e Retrovilla.

Sem medo de ser colorido

Essa postagem nem precisa de muito texto, as cores falam por si só.

Casa de Valentina - via Domino Magazine

Casa de Valentina - via Flickr ohh food - estofados coloridos

Fotos: Domino e Flickr OhhFood

Um legítimo Open House. A casa da Mariana.

Pela primeira vez aqui blog posto um Open House original e o melhor, vem diretamente de Campo Grande, cidade que tenho o maior carinho.

Aqui vai a casa da Mariana, que se casou há 5 meses e organizou um jantar de “casa nova” para 5 amigas.

Troquei muitos emails com ela, e tomei a liberdade de selecionar alguns trechos das nossas conversas, para que ela mesma apresentasse sua casa.

“Como combinado estou mandando as fotos do Open House que fiz no domingo passado para algumas amigas aqui em casa. Comprei flores, pois adoro enfeitar a casa com elas, e aproveitei para usar os presentes que ganhei de casamento.”

Casa de Valentina - Casa da Mariana 1

“As 2 poltronas eram da minha avó e são dos anos 50, acho um charme.” Tb achei!

Casa de Valentina - Casa da Mariana 3

“Essa placa escrita família ganhei da minha mãe em um aniversário e resolvi colocar no hall dos quartos, acho que dá a sensação para os amigos que frequentam nossa casa de que estamos construindo uma nova família!” E estão mesmo rsss

Casa de Valentina - Casa da Mariana 4

“E a foto com os docinhos é porque aqui em casa festa sem docinho não é festa, já é tradição na família.”

Casa de Valentina - Casa da Mariana 5

“Mas como te disse, só faz 5 meses que casei e ainda estou arrumando minha casa, faltam as cortina e os tapetes. Não consigo decidir o que colocar!”

Calma, calma sua casa já esta linda! Mas sei bem como é isso, depois de 1 ano e 1/2 de casa nova, ainda estou decorando a minha… Acho que, para contarem nossas histórias, as casas levam mesmo um tempinho para ficarem 100% prontas.

Obs: uma das coisas que mais anima no blog é conhecer gente bacana! Por isso, adoro a seção Open House.